domingo, 27 de dezembro de 2009

3.5: muitos sonhos e desafios ainda!


Eu não disse que eu "tô" me achando?! (rsrsrsrs)

Falando sério...
Estive pensando nas mudanças que a gente sofre ao longo dos anos, as emocionais e físicas, também.
Aos 20 anos eu não sabia direito o que queria ser na vida, mas sabia que era no campo das artes. Além disso, foi mais ou menos por aquele período que senti pela primeira vez o gosto inesquecível e delicioso da liberdade. Sou capaz de lembrar com detalhes a primeira vez que experimentei e tive consciência dessa sensação: estava em São Luís, sentada à beira do cais sozinha, olhando o sol se pôr sobre o mar. Eu devia ter uns 19 ou 20 anos. Trabalhava com pesquisa de opinião para o Datafolha e por isso viajava de 15 em 15 dias para o Maranhão.
Eu estava ali, completamente sozinha diante de um mundo novo que era a minha vida adulta. Mas eu não me sentia só, eu estava feliz, porque estava fazendo conquistas, desbravando terras, conhecendo pessoas e me auto-afirmando gente no mundo. Eu tinha muitos sonhos e nenhum medo. Ah, e eu não era assim, digamos, "glamourosa", eu fazia o tipo "menina-maluquinha". Mas graças a Deus, os anos melhoram a gente! Ufa!
Ainda posso sentir o gosto daquele vento quente e aquela luz de fim de tarde batendo no meu rosto. Naquela época o meu desafio era provar para os meus pais que eu podia fazer tudo que eu quisesse e correr atrás dos meus sonhos, sem deixar de ser responsável.
Hoje, aos 35, tenho experimentado outros desafios e o maior deles é justamente o contrário dos 20 anos: provar, não mais para os meus pais, mas para mim mesma que posso ser responsável sem deixar de correr atrás dos meus sonhos. Sim, porque a vida às vezes nos traz responsabilidades que muitas vezes nos fazem esquecer que podemos ser mais leves e que não precisamos abandonar nossos sonhos. É mesmo um desafio diário e às vezes, muito difícil de cumprir. Continuo tentando. Talvez não tenha mais a leveza nem o "corpitcho" dos 20 (rsrsrs), mas quero continuar acreditando naquela menina corajosa que conheci, quando os mais velhos achavam que eu ara apenas uma menina utópica demais, meio "flower power" e que apenas sofria de mal da idade.
Bem, eu acho que continuo "sofrendo" do mesmo mal até os dias de hoje, porque não deixei de sonhar; não deixei de acreditar sempre em primeiro lugar no lado bom das pessoas (ainda que quebre a cara algumas vezes); não deixei de ser eternamente apaixonada pelos meus amigos; não deixei de querer sempre fazer com que as pessoas que amo e que adimiro se sintam especiais, ainda que tenha menos tempo para me dedicar a elas hoje; continuo a crer que amor, liberdade e respeito são a fórmula da felicidade à dois; não deixei de gostar de comer sorvete de creme com café expresso; não deixei de gostar de pizza de aliche porque é salgadinha; ainda não desisti de aprender francês e inglês; não desisti de um dia ir a Nicarágua só para estar mais uma vez com dois dos meus grandes amigos; não desisti de um dia poder conciliar uma lojinha bem lindinha com minhas funções de professora; não desisti de ter minha casa antiga pintada de azul, com piso hidráulico ou de madeira e com flores no jardim; não deixei de gostar imensamente da cor azul e de turquesa; não desisti de um dia conhecer a Disney, só que agora, levando na bagagem a Lulu.
Enfim, o que estou tentando dizer hoje, é que tudo isso é e sempre foi a minha essência. E o que sou, ainda que hoje não consiga praticar plenamente, vive dentro de mim e é o que me mantém viva.
Eu devo ter mudado muito em alguns aspectos. Os anos fazem isso com a gente, ainda bem. Acho que os anos vão, digamos, melhorando a gente, refinando nossos gostos, aprimorando nosso paladar, lapidando-nos e nos tornando mais seletivos e menos "suicidas" e, quem sabe, seres humanos melhores. Essa é parte boa de completar hoje 35.
Confesso que estou instropesctiva. Mas olhar pra dentro é necessário e ajuda a melhorar o nosso lado de fora. Introspecção não é sinônimo de tristeza, mas de coragem para assumir nossas fragilidades, necessidades, defeitos, erros e acertos. Eu hoje fiz as pazes com o espelho e ele me disse coisas bonitas... Vou aproveitar e passar um batom, um rímel e quem sabe, convidá-lo pra beber um vinho! (rsrsrs)
Um beijo!
Sil.

7 comentários:

Desi disse...

Uma linda guria, uma linda mulher!
Sil,
queria poder te dar um longo abraço e um beijo estalado na tua buchecha neste dia tão especial pra ti. Pedir pra Deus realizar todos os teus sonhos de ser feliz e muitos anos de vida pra colorir o sorriso dos teus amigos, os de perto e os de longe também!!

Um super beijo, PARABÉNS!

Madame Poison disse...

Poxa...quando crescer quero ser igual a você.


Um beijo.

Pomar disse...

Desi, Bia e os outros maravilhosos que me deixaram recadinhos lindos e carinhosos no orkut... Eu só posso agradecer a Deus por tanta generosidade de colocar no meu caminho pessoas lindas que me querem bem. Eu as quero muito bem também!!!
E Madame... não queira ser como eu... não é fácil e dá trabalho, ou melhor... eu dou muito trabalho às vezes pra quem me atura! (rsrsrsrs)
Beijo no coração de todas!!!
Sil.

ideias vestíveis disse...

Que lindo Sil :)
eu te acho uma fofa, sério, uma menina mulher linda. Quando li aqui : "porque não deixei de sonhar; não deixei de acreditar sempre em primeiro lugar no lado bom das pessoas (ainda que quebre a cara algumas vezes); não deixei de ser eternamente apaixonada pelos meus amigos; não deixei de querer sempre fazer com que as pessoas que amo e que adimiro se sintam especiais, ainda que tenha menos tempo para me dedicar a elas hoje; continuo a crer que amor, liberdade e respeito são a fórmula da felicidade à dois;" foi como lêr algo sobre mim também, realmente nossos caminhos vão mudando, por isso não conseguimos praticar sempre toda essa nossa essência mas ela é algo que ninguém pode nos tirar e assim vamos vivendo mesmo que dentro de nós. Parabéns pelo teu aniversário, muitas coisas lindas pra ti sorte sorte sorte. Sabe, essa tua essência consegues trasmitir muito bem no teu trabalho ;D deve ser por isso que mesmo não te conhecendo pessoalmente eu acabo sentindo um carinho pela "Pomar" (:

beijão :*

Fabíola disse...

Oi Silvana!
Olha, mesmo atrasado, parabéns! Espero mesmo, de coração, que consigas realizar todos esses sonhos tão acalentados em teu peito. Tu és uma pessoa muito especial, e adorei ter te conhecido melhor. Torço p/ ti e te desejo muito, mas muito sucesso moça!!! És adorável. Bjs meu e da Rosa.

Malu disse...

Puxa, virei fã. =)

ideias vestíveis disse...

Aaah mais ninguém é perfeito ;)
e pode deixar que da próxima vez vamos nos apresentar, aaah e o Renan não é meu irmão ahaha temos o mesmo sobrenome e somos namorados (L)

:**