quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um certo bolo de cenoura


Ontem, fui pra casa mais cedo. Tenho ficado pouco em casa com a Lulu, mas ando me policiando para otimizar o pouco tempo que podemos estar juntas. O último mês foi "punk-rock" e além da falta de tempo, andei muito cansada e estressada para estar totalmente presente. Quando estava, não estava. Entederam?!
Mas criança sente tudo e a Lulu, de alguma forma, sempre aciona o sinal amarelo do meu alerta. É quando preciso parar e rever tudo. Olhar nos olhos dela e prestar atenção quando ela está falando; fazê-la perceber que o tempo com ela é só dela. Era assim quando ela ainda mamava: eu não podia conversar com ninguém, falar ao telefone e nem ver televisão que ela reclamava. Era só um bebê, mas queria toda a atenção do mundo enquanto mamava. Eu tinha que ficar olhando e conversando só com ela (que saudades!). E ela estava totalmente certa.
Outro dia, fui fazê-la dormir. Às vezes eu leio um livro e às vezes eu canto as músicas que ela gosta. Nesse dia, eu estava cantando no ouvido dela e fazendo cafuné. O meu celular tocou e ela resmungou. Eu atendi e ela reclamou. Ela dormiu enquanto eu falava no celular. Quando desliguei, senti enorme culpa. Prometi a mim mesma que isso não acontecerá mais. A gente sempre dá prioridade a um monte de coisas na vida, cumpre com todos os compromissos e às vezes, alguma coisa nos faz cancelar um compromisso assumido com um filho em prol de outro compromisso. Bem, às vezes é inevitável, mas tenho aprendido que um compromisso assumido com um filho, seja ele qual for - andar de bicicleta, ir ao cinema, jantar junto ou fazê-lo dormir - deve ter a mesma ou mais importância de qualquer outro compromisso que assumimos com terceiros. Isso estreita os laços, faz os pequenos se sentirem importantes, levanta a auto-estima deles.
Ah, sim... o bolo de cenoura! Foi só um argumento para tranformar um simples ato de fazer bolo em um evento em família muito importante pra ela. Passei no supermercado e comprei tudo que precisava. Ela ajudou a ralar as cenouras e bater a massa, junto com o pai, é claro. Enquanto fazia, se divertia, sempre falando coisas muito engraçadas, bem no estilo "Luninha" de ser.
O bolo ficou uma delícia! Quase desmorona na hora de desenformar de tão macio que ficou e porque nós, apressados, queríamos comer logo o bolo ainda quente. Luna ficou toda orgulhosa e agora diz que foi ela quem fez o bolo!
Bem, a receita é quase coisa de criança mesmo. Confiram abaixo e "bon apetit" (Paloma, esse você tem que tentar fazer! - rsrs)
Ingreditentes: 1/2 xícara de óleo; 3 cenouras médias raladas; 4 ovos; 2 xícaras de açúcar; 2 e 1/2 xícaras de trigo; 1 colher de sopa de fermento.
Bata no liquidificador o óleo, os ovos; a cenoura e o açúcar; despeje em uma vasilha grande e acrescente o trigo. Misture bem até ficar homogêneo e por último, misture o fermento, delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido por 45 min.
Cobertura: 1 colher de sopa de manteiga; 3 colheres de achocolatado (Nescau); 1 xícara de açúcar e 5 colheres de leite pronto. Derreta a margarina e acrescente os demais ingredientes, mexendo sempre até dissolver.

Um comentário:

Mucha disse...

posso colocar ovomaltine e não nescau?